Há uma semana, o governo da China  inaugurou a ponte da baía de        Jiaodhou, que  liga o porto de        Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o        mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4        bilhões.                             Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba,        em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma        Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso        sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de        extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.                    Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer        algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta        segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico        resumido no quadro abaixo:                    Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria        concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões.                             Se a baía de Jiadhou        ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada        em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR,        financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval        abrigaria o partido mais rico do mundo.                      Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil        institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como        a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se        limitasse à demissão.  |      |
.




Nenhum comentário:
Postar um comentário