Zeferino's Diary


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Coisas que ninguém te conta



            Você sabe ligar o ar condicionado do seu carro?
            Você sabia que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro em alta velocidade?
            Você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso (talvez nem saibam) mas você não deve ligar  ar condicionado do carro em alta velocidade.
            O compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instantaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema todo e irá danificando o compressor.
            Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpms e você liga o ar. O compressor é tirado do estado estacionário em um instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.
            Como fazer para ligar o ar condicionado se estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável. Parar o carro e ligar o ar?
            Se o motor do carro estiver em alto giro, a recomendação para ligar o ar é colocar o pé na embreagem, ou deixar o carro em "ponto morto" para (e até) o giro cair e aí sim ligar o ar condicionado.
            Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.






.

Nenhum comentário:

Seguidores